terça-feira, dezembro 28, 2010

Bola fora da Fifa: Mundial e Copa no mundo muçulmano



"Mas o campeonato de futebol comia, por aqui, solto, exarcebando paixão quase de inimigos", assim se referiu o eterno Mário Rodrigues Filho ao campeonato carioca de 1945. Mas poderia estar se referindo ao Gauchão ou ao Mundial de Clubes. A frase se encaixa perfeitamente em qualquer campeonato de futebol. A frase é compreendia por qualquer conhecedor distante ou amante pleno do futebol. A frase, e aqui ouso dizer, define um pouco desse esporte. "Exarcebando paixões", eis uma boa definição de futebol.


O esporte das 22 pessoas em campo a correr atrás de uma bola que mira na direção da rede é nada mais do que uma exarcebação plena de paixão. Paixão que estoura a garganta no grito gol, que leva ao delírio pleno no lance decisivo, que enlouquece o mais sano dos viventes na conquista de um título. Isso, meus amigos é o futebol. E não li num livro ou assisti um documentário para saber disso. Cresci sentindo isso. O futebol é mais do que regras e camisas. Mais do que estádios, bolas e jogadores. É a bandeira solitária de um menino tremulando, é o choro de um jovem da derrota inesperada. Aliás, pleonasmo vicioso falar em derrota inesperada. Todo torcedor, no fundo, sempre espera a vitória.

Hoje, o tal futebol gera milhões. E cá entre nós, isso começou quando alguém entendeu que não era o chute na bola, mas a paixão que movia esse esporte. Um cara compreendeu isso e começou a ganhar dinheiro. O resultado está aí hoje. Para um negócio gerar lucro no futebol a que se compreender o futebol. E isso serve a qualquer tentativa de lucro. Sendo assim, como um lugar que nada entende de futebol sediar com maestria um evento de futebol? Não estou aqui dizendo que o "simples" fato do brasileiro ser apaixonado pelo esporte garantirá o sucesso da realização da Copa do Mundo aqui. Sabemos da importância das questões de infra-estruturas indispensáveis.

Mas levanto uma questão: pode um país que oferece toda infra-estrutura ao turista, um transporte digno sediar com maestria uma Copa do Mundo?
Tenho minhas dúvidas. Recentemente o Catar foi escolhido para abrigar a Copa do Mundo de 2022. Outro país muçulmano, os Emirados Árabes Unidos, sediou o Mundial de Clubes da Fifa. Estive lá e trabalhei na cobertura. Taxistas locais não sabiam onde ficavam os estádios dos jogos. Estamos falando de uma semifinal de Mundial de Clubes. Um taxista me levou a um estádio de críquete e me jurou que aquele era o estádio municipal. Um menino com a camiseta da Internazionale treinava rugbi na frente do estádio da final e não sabia que o time estava na cidade para disputar o título de Campeão do Mundo. A Inter ganhou e tenho minhas dúvidas se o menino soube. Dez mil colorados tomaram as ruas de Dubai e Abu Dhabi e oa árabes ainda tem dúvidas de quem são os "reds".

O consumo de bebida alcoolica é proibido nos estádios no Brasil, mas a Fifa já anunciou que durante a Copa tá tudo liberado. Afinal, bebida e futebol combinam. Os torcedores, sejam eles colorados, argentinos ou europeus, amargaram dois jogos, derrotas e vitórias sem ingerir um gole de alcool no Mundial em Abu Dhabi. O consumo de bebida na rua é proibido. Mas no Brasil, a Fifa vai liberar. O presidente da Fifa, aliás, tava lá. Foi vaiado e os árabes indagaram aos colorados do porquê dessa vaia. Por esses dias ele deu um alerta aos gays, amantes do futebol, e que cogitam acompanhar a Copa do Mundo no Catar: "Eu diria que eles devem se abster de qualquer atividade sexual". Não estou aqui dizendo que futebol combina com sexo, embora eu ache uma boa ideia, mas gays não podem gostar de futebol porque o país não gosta de gays?

Respeito os costumes muçulmanos e o fiz em minhas duas passagens pelos Emirados Árabes Unidos. Ambas movidas a futebol. Os árabes me receberam bem e gostaram do meu dinheiro e de todos que gostam de futebol. Mas o futebol é o grito latino, mesmo que choque o tom baixo da voz das mulheres árabes. A bebida, os cantos e a comemoração sem hora para acabar também. A cultura do futebol inclui todo esse pacote. E sinto muito, mas o mundo muçulmano deveria respeitar também essa religião. Ou a Copa do Mundo de futebol vai ser um desastre. Mesmo com estádios em forma de concha...

Um comentário:

Anônimo disse...

Então fascinante este espaço está muito estruturado.........Boa pinta :/
Adorei faz mais posts assim !

Contato

  • acmagagnin@yahoo.com.br